quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Morreu o Padre que marcou época e fez história em São Chico...


Com pesar, noticiamos o falecimento do padre Francisco Gervásio Dezen, aos 81 anos.

Natural da cidade de Três de Maio, foi ordenado no dia 29/06/1966. Atualmente, ele residia na comunidade Morungava, em Gravataí. O velório aconteceu no sábado, dia 02, no Memorial São José, em Caxias do Sul e o sepultamento no Cemitério Público Municipal daquela cidade.

Em nossa cidade, Padre Gervásio foi o maior batalhador em prol dos pequenos agricultores, chegando a fixar residência entre eles na Encruzilhada.

No fim dos anos 60 e início da década de 70, em plena ditadura militar, terminou com seu Jeep carregando trabalhadores para se aposentarem, na busca da garantia dos direitos do povo. Padre Gervásio fez o povo acordar e se organizar em Sindicato, sendo que mais tarde tornou-se Patrono do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de nossa cidade.

Padre Gervásio também organizou um movimento de trabalhadores para assumirem a Cooperativa Agropecuária Mista Assisense LTDA - CAMAL, mas acabou derrotado e impedido até mesmo do registro da chapa pela força dominante da Arena da época, que trouxeram até o Exército para garantir-lhes no poder.

Com o passar do tempo, a fortíssima Cooperativa foi fatiada e entregue a Cotrijuí e depois, bueno, depois todos sabem que alguns ficaram bem e desfrutando os louros até hoje, enquanto os verdadeiros sócios, os Agricultores, ficaram com uma mão atrás e outra na frente.

HOMENAGEM DO VEREADOR JEREMIAS OLIVEIRA, ao grande líder Padre Gervásio que marcou época em São Chico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário